Por ocasião do 48º aniversário da independência de Cabo Verde, a Região Política do PAICV de São Vicente realizou, para a população da ilha e os militantes, amigos e simpatizantes, um grande programa comemorativo desta efeméride que constitui a data maior para o país.
O objetivo central foi a celebração da Independência Nacional, que marcou o início de uma nova era para o país e uma nova perspetiva para os cabo-verdianos bem como a motivação para prosseguir a luta e ganhar os desafios da independência.
Foi também objetivo da comemoração, a criação de um ambiente de mobilização dos militantes e simpatizantes do partido, tendo em vista a sua participação na grande jornada de ação política que está a ser lançada no terreno.
No âmbito das comemorações foi realizado, no mês de junho, o evento “Doj Dêd d’Prosa ma Combatentes d’Liberdade da Pátria” – uma conversa descontraída com os camaradas Luís Fonseca e Jorge Brito sobre o processo do antes e depois de 5 de Julho de 1975, bem como do processo da Revolta da Ribeira Bote, “Primeira Zona Libertada”
Uma turma do Ensino Básico foi recebida no pátio da Sede do PAICV na cidade, no “Quintal da Dona Lily”. Com as “Flores da Revolução” foi entoado o Hino Nacional, seguido de uma conversa sobre Amílcar Cabral, sobre a Independência Nacional e sobre os Símbolos Nacionais.
A Festa da Independência Nacional – um “Bói d’Conjunt” à moda antiga, com o grupo musical “Os KINGS”, aconteceu no sábado, 1 de Julho, foi uma atividade muito apreciada do programa das comemorações. Como acontecia outrora, “Os KINGS,” fizeram vibrar e emocionar todos, com grandes músicas da época revolucionária e de evocação do 5 de Julho de 1975.
Outro momento especial foi a realização da tradicional Marcha da Independência, no dia 5 de julho, com partida da Praça Estrela e passagem por diversas zonas da cidade do Mindelo. Neste ano, a marcha teve a brilhante colaboração de um grupo de tamboreiros e animadores do “Kolá San Jon”.